Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Lei que permite nomeação de advogado para defensor público-Geral é contestada no STF

há 10 anos

Para Anadep, exercício do cargo por "pessoas estranhas à carreira" choca-se com os interesses dos defensores públicos estaduais:

A Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) ajuizou a ADIn no STF, em que pede liminar para suspender a eficácia da LC 575/12, de SC, que permite ao governador do estado nomear, dentre advogados de “reconhecido saber jurídico e reputação ilibada”, o defensor público-Geral, o subdefensor público-geral e o corregedor-geral da Defensoria Pública estadual.

A lei questionada prevê que os nomeados exercerão mandato de dois anos, permitida uma recondução, após aprovação de seus nomes pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, enquanto não houver defensores públicos de carreira que preencham os requisitos para ocupar tais funções.

O artigo 9º da lei prevê que o defensor público-Geral seja nomeado pelo chefe do Poder Executivo dentre membros estáveis da carreira e maiores de 35 anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros. Mas o artigo 54 da mesma lei permite a nomeação de pessoas não concursadas para exercer o cargo enquanto os requisitos anteriores não forem preenchidos.

Para a Anadep, o exercício de tais atribuições por "pessoas estranhas à carreira" e ocupantes de cargos comissionados choca-se com os interesses dos defensores públicos estaduais.

No mérito, a entidade de classe pede que os dispositivos questionados (artigo 54, parágrafos 1º e 2º, e artigo 56) sejam declarados inconstitucionais por sua incompatibilidade com o disposto no artigo 134, parágrafos 1º e , combinado com o artigo 25 da CF. O relator da ADIn é o ministro Marco Aurélio.

Processo relacionado: ADIn 5162

Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI208355,21048-Lei+que+permite+nomeacao+de+advogado+para+defen...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1623
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-permite-nomeacao-de-advogado-para-defensor-publico-geral-e-contestada-no-stf/142021726

Informações relacionadas

Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
Artigoshá 3 anos

Artigo 263º CPP – O defensor criminal

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 16 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 2903 PB

João Beltrão e Advogados , Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Execução de honorários sucumbenciais (cumprimento de sentença)

Douglas Barreto, Advogado
Notíciashá 6 anos

Intimação pessoal dos membros do Ministério Público no processo penal

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Formas de extinção do contrato de concessão de serviço público

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quanto tempo leva pra um reu ter direito a um defensor público continuar lendo