Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Portar “arma” quebrada e inapta a efetuar disparos não caracteriza crime

há 10 anos

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não caracteriza o crime de porte ilegal de arma de fogo quando o instrumento apreendido sequer pode ser enquadrado no conceito técnico de arma de fogo, já que de acordo com o laudo pericial encontrava-se quebrado e totalmente inapto para realizar disparos.

A conduta típica de portar arma de fogo sem autorização ou em desconformidade com determinação legal ou regulamentar, por se tratar de perigo abstrato, em que o bem jurídico protegido é a incolumidade pública, não depende da existência de resultado naturalístico.

Nesse passo, a classificação do crime de porte ilegal de arma de fogo como de perigo abstrato traz, em seu arcabouço teórico, a presunção, pelo próprio tipo penal, da probabilidade de vir a ocorrer algum dano pelo mau uso da arma. Com isso, flagrado o agente portando um objeto eleito como arma de fogo, temos um fato provado – o porte do instrumento – e o nascimento de duas presunções, quais sejam, de que o objeto é de fato arma de fogo, bem como tem potencial lesivo”, explicaram os ministros.

Contudo, se comprovado por perícia que o objeto apreendido sequer poderia ser classificado como arma de fogo, por se encontrar quebrado e inapto para a realização de disparo, não há que se falar em crime de porte ilegal de arma de fogo. “Nesse caso, tem-se, indubitavelmente, o rompimento da ligação lógica entre o fato provado e as mencionadas presunções”, finalizou a Turma. (AgRg no AREsp 397.473-DF, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, julgado em 19/8/2014.)

Por Danilo Fernandes Christófaro

Fonte: http://www.portalcarreirajuridica.com.br/noticias/portar-arma-quebradaeinaptaaefetuar-disparos-n...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6118
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portar-arma-quebrada-e-inapta-a-efetuar-disparos-nao-caracteriza-crime/142711183

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

A posse ou porte de arma quebrada configura crime?

Vinicius Pascueto Amaral, Advogado
Artigoshá 8 anos

Atipicidade da posse / porte de arma inapta para o disparo - atestada por laudo balístico

Eduardo Luiz Santos Cabette, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 12 anos

STF mantém entendimento acerca de porte ilegal de arma desmuniciada

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 6 anos

A posse ou o porte de arma de fogo desmuniciada configura crime?

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Resposta À Acusação - Porte Ilegal De Arma De Fogo Desmuniciada

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Agora pergunta qual a intenção de alguém que porta um objeto desse tipo. continuar lendo

Embora a arma danificada não apresente perigo de dano fisico,ou possa causar a morte de alguém,este objeto tem o poder de causar panico em qualquer pessoa,pois ninguém vai querer conferir a periculosidade de tal artefato;Só o fato de portar tal objeto deveria ser tipificado como crime! continuar lendo

Ótimo explicação, muito pertinente. continuar lendo

Uma arma inapta para executar um disparo - e transportada em local de baixa acessibilidade - na mala do carro por exemplo, se cosntitue porte - mas não vai assustar ninguém - O problema é portar um objeto deste na cintura, o que pode envolver abordagens desastrosas, tanto por parte da polícia como de um marginal, que percebendo que o cidadão está armado, pode logo efetuar um disparo contra ele.
Cria-se portanto uma situação de risco para quem porta uma arma, sem o referido porte e sem a funcionalidade como arma de defesa. Com relação ao temos que as armas de brinquedo despertam nas pessoas - até uma arma de ar comprimido causa pânico nas pessoas, que foi gerado pela ação midiática durante a propaganda pelo desarmamento. Não se trata aqui do uso ou não da arma de fogo, trata-se da segurança que foi dada ao bandido do desarmamento da população - uma carta de seguro. Por outro lado - e segundo estudos realizados - muitas armas compradas e registradas ficam hoje nas mãos de criminosos, que as adquirem de várias maneiras, e uma delas é através de um laranja que as compra, recebendo uma certa quantia como pagamento. continuar lendo

Acredito que deveriam valorar mais a intenção do sujeito as comprovações técnicas nesta situação. Ninguém que se propõem a utilizar uma arma de fogo vai apresentar um laudo que a peça é realmente carregada de potencial lesivo, antes de um assalto. O sujeito cheio das maiores intenções assassinas pode ser muito favorecido por um detalhe do destino e da sorte. continuar lendo