Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Arrendatário de fazenda ocupada por índios em MS quer recuperar insumos

há 10 anos

Agricultor negocia entrada na propriedade e diz que situação está tensa. Grupo divulgou carta afirmando que resistirá à desocupação:

O agricultor Roberto Ramos, arrendatário da fazenda ocupada por comunidade guarany-kaiwá que promete resistir à liminar de reintegração de posse determinada pela Justiça, tenta negociar junto com a Fundação Nacional do Índio (Funai) a entrada na área para retirar materiais que estavam armazenados no local.

“Eles [indígenas] não aceitam ninguém entrar lá. Se entrarmos, estamos arriscando a vida”, afirma Ramos. “Estou tentando tirar as coisas, pelo menos os insumos”.

O produtor rural entrou com ação e a Justiça deu 20 dias para que os índios deixem o local por conta. Caso contrário, poderá haver intervenção policial acompanhada pela Funai e Ministério Público Federal.

Diante da decisão, a comunidade, por meio do grupo Aty Guasu, divulgou em uma rede social uma carta afirmando que resistirá a qualquer tentativa de expulsão. “A nossa decisão é não sair com as vidas de nossa terra antiga”. O comunicado diz que o processo demarcatório que envolve a fazenda já se desenrola há dez anos. Sem solução, as famílias têm morado em barracos de lona, sob condições insalubres.

Ramos afirma que não está sabendo sobre a carta e só quer a solução para o problema na fazenda, que se chama Barra Bonita. “Eu estava morando lá. Eu sai antes que eles me machucassem”. Ele, a mulher e o filho estão vivendo em uma outra propriedade a qual o agricultor é dono, em Amambai. Ele afirma que planta 250 hectares de milho e soja em cada um dos imóveis.

Ação

De acordo com informações do processo, os índios estavam acampados em uma área externa à sede, sendo que a Funai deveria manter a ocupação neste estado, assegurando o livre acesso dos proprietários. No entanto, a medida teria sido desrespeitada quando a comunidade tomou a sede e os locais em que eram guardados maquinários agrícolas e insumos que estavam sendo utilizados no plantio.

À Justiça, um representante dos guarany-kaiwá relatou que a invasão deu-se porque a comunidade sente-se relegada e sem esperanças, tendo em vista o tempo que se desenrola o processo demarcatório.

Conforme a decisão, os índios deverão sair da sede e do galpão do imóvel e mantendo-se na área que estavam antes. Se no prazo estipulado não houver a retirada voluntária, será expedido mandado que deverá ser cumprido por força policial com acompanhamento da Funai e do Ministério Público Federal (MPF).

Ao G1, nesta quarta-feira, a Funai informou que não foi intimada a respeito da decisão liminar e que vai se manifestar assim que tomar conhecimento. Sobre a carta dos índios, o órgão esclarece que buscará uma solução negociada e não violenta para resolver o problema.

Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2014/10/arrendatario-de-fazenda-ocupada-por-indios-em...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações306
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arrendatario-de-fazenda-ocupada-por-indios-em-ms-quer-recuperar-insumos/144759413

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)