Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Teste do Inmetro reprova seis marcas de papel higiênico

Por ano, são utilizados quase 5 bilhões de rolos só no Brasil. Instituto avaliou as marcas mais vendidas no mercado

há 10 anos

Atenção, consumidor! Chegou a vez de testar mais um produto de utilidade básica, presente em todos os lares brasileiros: o papel higiênico.

O Inmetro avaliou as marcas mais vendidas no mercado. E, olha, algumas delas ficaram bem enroladas.

Um item de necessidade básica e também dos mais consumidos. Por ano, são utilizados quase 5 bilhões de rolos só no Brasil.

“O Inmetro resolveu fazer o teste em papel higiênico em função de reclamações dos consumidores. A reclamações elas tratavam tanto da qualidade do papel higiênico quanto da questão metrológica. Ou seja, se o produto tem as dimensões que promete ter na embalagem”, explica a pesquisadora do Inmetro Maria Luiza Martins.

Onze marcas foram analisadas, divididas em duas categorias: folhas simples e folhas duplas.

Folhas simples: Carinho Plus; Carrefour; Karino; Personal; Qualitá.

Folhas duplas: Bom Preço; Cotton Deluxe; Dualette Ultra; Mirafiori; Neve; Tenderly.

Foi uma bateria de testes e análises. Mas dois quesitos apresentaram problemas, então vamos a eles:

O primeiro mediu a resistência à tração, ou seja, a resistência na hora de puxar. Papel que rasga no meio, e não no pontilhado, pode aumentar o desperdício. Ou seja, vai gastar mais. Nesse quesito, uma marca de folha simples foi reprovada: Karino.

O segundo teste que apresentou problemas foi o metrológico, que avaliou o comprimento e a largura dos rolos e dos tubos que ficam no meio. No comprimento, tudo ok.

Já na largura, que deve seguir um padrão de, no mínimo, 100 milímetros, o equivalente a 10 centímetros, uma marca de folha simples e quatro de folha dupla ficaram devendo: Qualitá; Bom Preço; Cotton Deluxe; Neve; e Tenderly.

Resultado final: das 11 marcas, 6 foram reprovadas: Qualitá; Karino; Bom Preço; Tenderly; Cotton Deluxe; e Neve.

Os responsáveis pela marca Cotton Deluxe, que tinha largura menor que o padrão, disseram que compensam a largura com um comprimento, e por isso não veem prejuízo ao consumidor.

O fabricante da marca Qualitá alega que o motivo de os rolos terem a largura menor pode ser por causa do armazenamento, o que teria causado uma compressão nos rolos.

A empresa da marca Bom Preço botou a culpa da variação na largura na maciez do papel.

A marca Tenderly disse apenas que não se opõe aos resultados.

Já o fabricante do Neve discordou da metodologia do Inmetro.

E o fabricante do papel Karino, reprovado no teste de resistência à tração, não quis se manifestar.


Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/quadros/inmetro/noticia/2014/10/teste-do-inmetro-reprova-seis-marcas-...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3181
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/teste-do-inmetro-reprova-seis-marcas-de-papel-higienico/146506570

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Por fim INMETRO esta agindo. Mas deixa a desejar
O quesito Resistencia do papel é o mais importante e depende fundamentalmente da fibra da madeira utilizada. As especies de PINOs possuem fibra longa e geram papel higiénico Resistente. Outras espécies como os eucaliptus possuem fibra curta e o papel higiénico resultante não presta. As marcas FOFINHO e NEVE forneciam papel resistente mas, mudaram e agora não sei de qual marca adquirir um PAPEL DE QUALIDADE. O Inmetro devia exigir que o fabricante publique no rótulo o tipo de fibra ou a origem da madeira utilizada. Outras propriedades podem ser importantes mas são de caráter ético. Nestes casos devía ser causal de Multa ou de cadeia. Pena que COMENTÁRIO continuar lendo