Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Paulo Roberto Medina: Código de Ética deve disciplinar honorários

há 9 anos

Painel debateu novo Código de Ética dos Advogados.

A XXII Conferência Nacional da OAB proporcionou aos congressistas painel para debater assunto caro aos advogados: os honorários.

Paulo Roberto Medina iniciou a palestra confessando “nunca aprendi a fixar adequadamente os honorários”.

Paulo Roberto Medina Cdigo de tica deve disciplinar honorrios

Para ele, a disciplina dessa matéria pelo Código de Ética é indispensável por uma razão básica: “tanto os honorários quanto a publicidade, outros aspectos da conduta ética, devem ser regulados pela Ordem, porque a Ordem tem a incumbência delegada pelo Estado de exercer no âmbito da advocacia o chamado poder de polícia administrativa sobre a profissão”.

Assentando que honorário é um ponto delicado da conduta do profissional – eis que a própria etimologia da palavra já induz a ideia de algo que se recebe por honro, que se fixa de uma forma honrosa e que deve portanto obedecer a critérios pré-estabelecidos -, Medina sustentou:

O cliente que procura o advogado não deve ser atraído pelo melhor preço, mas pelas qualidades intrínsecas do profissional.”

O palestrante afirmou que os critérios de fixação dos honorários são previstos em linhas gerais no Código de Ética e nesse ponto o projeto do código de ética não traz alterações significativas. Medina é relator do anteprojeto do novo código, que está em discussão na OAB.

“Ao fixar honorários advogado deve ter presente dois imperativos: evitar o aviltamento da cobrança e não cometer abuso na fixação.”

Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI209745,31047-Paulo+Roberto+Medina+Código+de+Ética+deve+disci...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações144
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paulo-roberto-medina-codigo-de-etica-deve-disciplinar-honorarios/146990207

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)