Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

CAO-DH promove reunião pela visibilidade, dignidade e respeito às travestis e transexuais em MG

há 9 anos

CAO-DH promove reunio pela visibilidade dignidade e respeito s travestis e transexuais em MG

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio Comunitário (CAÓ-DH) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou nesta sexta-feira, 17 de outubro, no Salão Azul da Procuradoria-Geral de Justiça, Reunião pública pela visibilidade, dignidade e respeito às travestis e transexuais em Minas Gerais.

A reunião foi aberta pela promotora de Justiça Nívia Mônica da Silva, coordenadora do CAÓ-(DH), que em sua fala, fez questão de frisar que o Ministério Público está buscando aperfeiçoar-se para tornar-se de fato, acessível a todos por quem tem o dever zelar. Especificamente, sobre a população LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais), ela informou que o CAÓ-DH, em consonância com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), tem procurado estimular a formação de comitês de enfrentamento à homofobia, além de criar condições para o MPMG trabalhar mais nessa frente, buscando também eficiência nessa atuação.

Na sequência, falou a doutoranda em Psicologia Social Rafaela Vasconcelos, pesquisadora do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para ela, é preciso pensar coletivamente sobre a vivência dessa parte da população. Falou ainda que a reunião com o MPMG e com outros órgãos estaduais se mostrou como oportunidade para se cobrarem posicionamentos com relação a uma violência que tem especificidade. Segundo disse, essa é uma agressão que só aparece ao final, precisamente quando o personagem já está morto, daí, a importância de se criarem marcos legais a respeito da situação. A reunião de hoje com o Ministério Público contribuiu para dar visibilidade à população de travestis e transexuais. Foi com essa fala que a presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais, Anyky Lima, abriu a participação da comunidade LGBTI na reunião. Para ela, o CAÓ-DH é uma porta que se abre para uma comunidade sofrida, alvo de constantes agressões, e cujas pessoas não são vistas como humanos. “Não somos apenas siglas, letrinhas e rótulos, somos seres humanos que necessitam de respeito, de dignidade e do direito à vida.”

Participaram da reunião a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde, a Defensoria Pública, a Coordenação de Políticas de Orientação Sexual da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), o Centro de Referência de Direitos LGBT da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a presidência da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-MG e estudantes.

Estiveram também presentes o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos), a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH-UFMG), além de convidados de instituições públicas, entidades de classes e de organizações não governamentais (ONGs).


Fonte: https://www.mpmg.mp.br/comunicacao/noticias/caó-dh-promove-reuniao-pela-visibilidade-dignidadeeres...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações646
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cao-dh-promove-reuniao-pela-visibilidade-dignidade-e-respeito-as-travestis-e-transexuais-em-mg/147272620

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)