Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

MPT pedirá esclarecimentos ao município de Pacajus sobre situação de trabalho infantil em aterro sanitário

há 10 anos

Após receber documento informando a existência de três crianças e quatro adolescentes trabalhando como catadores de lixo para reciclagem em aterro sanitário no município de Pacajus-CE, o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) pedirá esclarecimentos e soluções para o problema às autoridades competentes.

A procuradora do Trabalho, Francisca Helena Duarte Camelo, disse que o MPT-CE vai verificar as políticas públicas do Município para o combate ao trabalho infantil. Segundo a procuradora, o MPT-CE também vai pedir esclarecimentos sobre a estruturação e atuação do conselho tutelar local, de acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em relação aos trabalhadores adultos, também será exigido do Município laudo pericial sobre as condições ambientais de trabalho no aterro sanitário. O objetivo é aferir se a coleta seletiva está de acordo com as normas reguladoras nº 21 e nº 24 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Saiba Mais

Os serviços de coleta, seleção e beneficiamento de lixo estão entre as piores formas de trabalho infantil, de acordo com o Governo Federal e com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Brasil assumiu compromisso internacional de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016. Todas as outras formas de trabalho infantil devem ser extintas até 2020.


Fonte: http://www.professorleonepereira.com.br/noticias/texto.php?item=11566

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações203
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-pedira-esclarecimentos-ao-municipio-de-pacajus-sobre-situacao-de-trabalho-infantil-em-aterro-sanitario/147672092

Informações relacionadas

Modelo de Defesa Prévia - Auto de Infração Ambiental - Licença Ambiental

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)