Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Possibilidade de análise visual sobre imitação de marca afasta perícia técnica

há 9 anos

"Perícia é prova onerosa e, também por esse motivo, deve ser determinada apenas quando absolutamente necessária."

Possibilidade de anlise visual sobre imitao de marca afasta percia tcnica

Possibilidade de anlise visual sobre imitao de marca afasta percia tcnica

A 1ª câmara reservada de Direito Empresarial do TJ/SP afastou a necessidade da realização de perícia técnica para analisar possível imitação do registro de marca "Liteman", da autora, pelo sinal "Littman", usado pela ré no mesmo segmento de artigos para iluminação.

Para o colegiado, "não é necessário conhecimento técnico específico para se apreciar e decidir se há ou não imitação de marca, concorrência desleal ou confusão aos consumidores, porque essa análise é apenas visual".

"É de se lembrar que a perícia é prova onerosa e, também por esse motivo, deve ser determinada apenas quando o conhecimento técnico de um perito for absolutamente necessário, o que não parece ser o caso."

Perdas e danos

Em recurso contra decisão de 1º grau que deferiu a produção de prova pericial, a defesa da autora afirmou que o procedimento seria desnecessário, já que poderia ser constatado por simples comparação. Ainda segundo a Liteman, nenhuma das partes requereu prova pericial.

O relator, desembargador Teixeira Leite, acolheu os argumentos e afirmou que é da discricionariedade do julgador a determinação para realização de provas que entender necessárias à formação de seu convencimento, podendo fazê-lo mesmo de ofício (art. 130CPC), mas, no caso, entendeu-se que a perícia é imprescindível apenas para a apuração das perdas e danos.

"As perdas e danos, estas sim, dependem de avaliação por perito. Essa perícia, contudo, deve ser relegada à fase de liquidação de sentença, caso a ação seja julgada procedente, com estabelecimento dos critérios para apuração do quantum debeatur."

A autora foi representada pela advogada Clarissa Luz, sócia do escritório Bhering Advogados.

Processo: 2123681-85.2014.8.26.0000

Confira a íntegra da decisão.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI209888,11049-Possibilidade+de+analise+visual+sobre+imitacao+...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações239
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/possibilidade-de-analise-visual-sobre-imitacao-de-marca-afasta-pericia-tecnica/147804850

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)