Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

PT obtém direito de resposta na revista Veja após série de ações

Dilma e a coligação Com a Força do Povo rebatem matéria de capa intitulada “Eles sabiam de tudo”, sobre caso da Petrobras

há 10 anos

Às 2h26 do dia da eleição, a revista Veja publicou, como determinou a Justiça Eleitoral, a resposta da candidata Dilma Rousseff contra reportagem do hebdomadário considerada ofensiva.

Dilma e a coligação "Com a Força do Povo" entraram com representação no TSE por conta da matéria de capa intitulada “Eles sabiam de tudo”, na qual a Veja afirma que a atual presidente e o antecessor Lula teriam conhecimento do esquema de corrupção da Petrobras. A reportagem se baseia em depoimento prestado na última terça-feira, 21, pelo doleiro Alberto Youssef, no processo de delação premiada a que ele se submete para ter direito à redução de pena.

A presidente e a coligação sustentaram que, extraordinariamente, a revista teria antecipado "sua edição para sexta-feira para tentar afetar a lisura do pleito eleitoral"; que a "matéria absurda de capa [...] imputa crime de responsabilidade à candidata; e que a mensagem ofensiva da capa da revista tem"o objetivo bem delineado: agredir a imagem da candidata Representante".

Antes mesmo de conseguir via justiça eleitoral o direito de resposta, Dilma encerrou sua campanha na televisão com um vídeo no qual chamou de" terrorismo eleitoral "a posição adotada pela revista Veja" e seus parceiros ocultos ".

http://www.youtube.com/embed/th857UxUe8Y

Representações

Inicialmente, com ação idêntica, o TSE indeferiu liminarmente a petição inicial e extinguiu representação de Dilma e da Coligação sem resolução do mérito, por considerar que o dispositivo invocado para a suspensão da veiculação da revista, consoante entendimento da Corte eleitoral, não tem eficácia para o pleito de 2014 (Processo 177556.2014.600.0000).

Em nova decisão o ministro Admar Gonzaga determinou que a Veja se abstivesse de veicular publicidade sobre a edição desta semana da publicação no rádio, na televisão, em outdoor e na internet por meio de propaganda paga. Segundo o ministro, o fato de a edição ter sido antecipada em dois dias e a ampla propagação da capa ou do seu conteúdo pode “transformar a veiculação em verdadeiro panfletário de campanha, que, a toda evidência, desborda do direito/dever de informação e da liberdade de expressão” (Processo Rp 178.163).

Na noite de sábado, 25, o ministro Admar garantiu o direito de resposta. Citando precedente da Corte, o ministro reiterou que “o direito de resposta não possui contornos de sanção, mas o exercício constitucional da liberdade de expressão, por meio do mesmo veículo, conquanto se aviste ofensa grave e/ou afirmação sabidamente inverídica” (Processo: Rp 178418).

PT obtm direito de resposta na revista Veja aps srie de aes

Campanhas judicializadas

A corrida presidencial em 2014 foi marcada pelo protagonismo da Justiça Eleitoral no pleito. Com efeito, ela foi chamada a se manifestar em representações por diversas vezes.

No fim de semana passado, o TSE foi abarrotado por impugnações de inserções nas propagandas eleitorais dos presidenciáveis Aécio Neves e Dilma Rousseff.

A Corte eleitoral analisou diversos pedidos dos candidatos e coligações e determinou à petista:

  • a suspensão da veiculação da paródia da música" Oh, Minas Gerais ", com críticas ao governo do tucano no Estado (Processo 167334.2014.600.0000);

  • que não divulgue a informação de que Aécio teria se negado a fazer o teste de bafômetro;

  • e, que pare de acusar o candidato de fazer aeroporto em terreno do tio nas inserções.

Já o PSDBista teve que suspender:

A campanha de 2014 já chegou também ao STF por meio de petição do presidente do PT, Rui Falcão, que quer a instauração de inquérito policial para apurar o vazamento de informações sigilosas dos depoimentos, em delação premiada, do réu Alberto Yousseff, preso na Operação Lava Jato, da PF. O ministro Teori Zavascki é o relator do processo (Pet 5.220).


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI209995,41046-PT+obtem+direito+de+resposta+na+revista+Veja+ap...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações630
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pt-obtem-direito-de-resposta-na-revista-veja-apos-serie-de-acoes/147964568

24 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ola, o meu comentário é simples. O SR DR Ministro que deu a referida liminar. Não é ninguém menos que o Ministro indicado pela atual presidenta , e que foi advogado de Dilma na eleição de 2010 continuar lendo

Ora, que interessante. O ministro escolhido pela presidente defere a Liminar de direito de resposta a ela mesma. O mais interessante é que ela inseriu em sua propaganda a sua resposta, como que "adivinhando" a decisão do Meritíssimo. Pois é ... continuar lendo

http://consultor-jurídico.jusbrasil.com.br/noticias/100558202/dilma-nomeia-admar-gonzaga-ministro-substituto-do-tse continuar lendo

Eu quero viver no País que a Presidente Dilma prega , sinto que sou uma estrangeira ,no Brasil que vivo, tenho 67anos e nunca na história do Brasil nunca vi tanto roubo ,ou porque há 40anospassados não existia tv,ou os políticos entravam na política pobre e saiam pobres como tenho conhecimentos eram o certo que hoje ,ser certo e roubar dinheiro público e o povo e tão escravizado que não acredita oque a mídia fala ,ou a mídia e mentirosa bem agora estou confusa não sei se estou certa... continuar lendo