Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Empresa não precisa ressarcir trabalhador por gastos com advogado particular

há 9 anos

Empregadora não pode ser responsabilizada pelas despesas decorrentes da opção do ex-empregado.

O TRT da 3ª região negou pedido de indenização de um trabalhador que alegou ter sofrido prejuízos com o pagamento de honorários advocatícios e despesas processuais na ação de que saiu vitorioso contra ex-empregadora.

A 8ª turma assentou que os requisitos exigidos para tal deferimento no âmbito da JT encontram-se pacificados pela súmula 219, do TST, quais sejam, o estado de pobreza da parte reclamante, a assistência prestada pelo sindicato, a sucumbência e o limite máximo de 15%.

"No caso em apreço, o autor se encontra patrocinado por causídico particular, o que já é o bastante para obstaculizar o deferimento da verba honorária em comento, não se a admitindo, portanto, nem mesmo quando imbuída do caráter de indenização civil."

Âmbito trabalhista

Na ação, a empregadora contestou a necessidade da indenização alegando que o trabalhador poderia ter buscado seus direitos pessoalmente ou valer-se da assistência de seu órgão de classe, mas optou por celebrar contrato de prestação de serviços advocatícios. Assim, concluiu que não poderia ser responsabilizada pelas despesas decorrentes da opção do ex-empregado.

O relator do processo, desembargador Márcio Ribeiro do Valle, salientou que os honorários advocatícios são devidos caso preenchidos os requisitos previstos na lei 5.584/70. "Tendo em vista que o Autor está representado por causídico particular, mostra-se indevida a verba pleiteada, não havendo previsão legal específica para o âmbito trabalhista."

"Se o reclamante exerceu o seu direito de contratar um advogado para proteção de seus interesses, ele é quem deve arcar com as consequências de sua escolha, não sendo lícito transferi-las a terceiros."

Confira a íntegra da decisão.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI211058,71043-Empresa+nao+precisa+ressarcir+trabalhador+por+g...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações167
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-nao-precisa-ressarcir-trabalhador-por-gastos-com-advogado-particular/151225129

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)