Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Comunicação em nome de advogado diverso não causa prejuízo se parte responde dentro do prazo

há 9 anos

JT considerou que não houve negativa de prestação jurisdicional.

O TST afastou a alegação da Gol Linhas Aéreas de violação à súmula 427 e não conheceu de recurso que sustentou negativa de prestação jurisdicional por notificação direcionada a advogado diverso do indicado na contestação.

A 3ª turma concluiu que as "comunicações foram efetivadas e se revelaram eficazes, apesar de ocorrerem em nome de advogado diverso do indicado na contestação, na medida em que a parte respondeu a todas, dentro dos prazos fixados". (grifos nossos)

A discussão ocorreu em ação de auxiliar de rampa que pretendia receber adicional de periculosidade. A 2ª vara do Trabalho de Santarém/PA condenou a empresa, que recorreu ao TRT da 8ª região alegando que o juízo de 1º grau deixou de examinar petição na qual sustentava que a notificação que recebera, para que comprovasse o recolhimento dos honorários periciais, havia sido direcionada a advogado diverso do que havia indicado.

O TRT observou que a súmula 427 do TST considera nulas as intimações quando em nome de advogado diverso do expressamente indicado, salvo se for constatada a ausência de prejuízo, o que entendeu ser o caso.

A companhia aérea mais uma vez recorreu, mas o TST não conheceu da matéria por não enxergar violação à súmula 427. O relator, ministro Alberto Bresciani, afirmou que para examinar se houve ou não omissão por parte da vara do Trabalho, seria necessário rever as decisões anteriores, o que é vedado ao TST (súmula 126).

Processo relacionado: RR-732-39.2012.5.08.0122

Veja o acórdão.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI211969,51045-Comunicacao+em+nome+de+advogado+diverso+nao+cau...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comunicacao-em-nome-de-advogado-diverso-nao-causa-prejuizo-se-parte-responde-dentro-do-prazo/153720332

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)