Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Penalidades da lei da nota fiscal começam a valer

há 9 anos

MP 649/14 havia adiado punições a estabelecimentos que não discriminassem em nota fiscal tributos sobre preço de produtos.

A partir de agora, estabelecimentos comerciais que não discriminarem na nota fiscal ou em local visível os impostos que incidem sobre o preço de produtos e serviços comercializados serão penalizados.

Prevista na lei 12.741/12, a obrigação passaria a ser cobrada em junho de 2013, mas o governo prorrogou o prazo para junho do ano seguinte. Às véspera de sua entrada em vigor, entretanto, foram publicados odecreto 8.264/14, que regulamentou a norma, e a MP 649/14, que adiou novamente a exigência. A medida estabeleceu que a fiscalização, no que se refere à informação relativa à carga tributária, seria exclusivamente orientada até 31 de dezembro.

Tributos

A norma estabelece que a informação deverá constar em campo próprio ou no campo "Informações Complementares" do documento fiscal. Quando influírem na formação dos preços de venda, deverão ser discriminados na nota o ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins e Cide.

A regulamentação é facultativa para os microempreendedores individuais. As microempresas e empresas de pequeno porte podem informar apenas a alíquota em que estão enquadradas no Simples Nacional. Empresas de porte médio e grande têm a obrigação de detalhar os impostos em valores absolutos ou percentuais, por entes tributantes.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI213352,21048-Penalidades+da+lei+da+nota+fiscal+comecam+a+val...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações117
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/penalidades-da-lei-da-nota-fiscal-comecam-a-valer/159467428

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Resumo bem explicativo. Parabéns. continuar lendo

Oooooor,

Muito bom!

Só assim, saberei o quanto o governo "lucra" ainda mais com o que consumo.

:) continuar lendo

É só para o governo colocar o nariz de palhaço em cada comprador deste querido Brazziillll. Você passa a ter a noção exata de quanto eles estão desviando para os bolsos. E tem mais. Se o estabelecimento comercial não mostrar quão idiota o comprador é sera rigorosa e exemplarmente punido, provavelmente em praça pública com direito até a toque de caixa. Ressuscite Castelo Branco e mate todos políticos, seus ascendentes e descendentes. Acabe de vez o que começou. continuar lendo

Com essa imensa e diversificada carga Tributária vai ser muito difícil mensurar corretamente os impostos; Temos imposto em cascata, substituição tributária, imposto na fonte, etc... continuar lendo