Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Sancionada lei que tipifica crime de feminicídio

há 9 anos

Norma altera o CP e também inclui o feminicídio no rol de crimes hediondos.

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira, 9, a lei que considera homicídio qualificado o assassinato de mulheres em razão do gênero (feminicídio). A norma altera o CP e também inclui o feminicídio no rol de crimes hediondos, previsto na lei 8.072/90.

A nova lei é derivada do PL 8.305/14, aprovado na última terça-feira na Câmara. De acordo com a proposta, considera-se que o assassinato ocorreu em razão do gênero da vítima quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher. A pena prevista para homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.

De autoria da CPMI da Violência contra a Mulher, cujos trabalhos foram concluídos em junho de 2013, o projeto prevê ainda o aumento da pena em 1/3 se o crime ocorrer:

  • durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto;

  • contra menor de 14 anos, maior de 60 ou pessoa com deficiência;

  • na presença de descendente ou ascendente da vítima.

Quem é condenado por crime hediondo tem de cumprir um período maior da pena no regime fechado para pedir a progressão a outro regime de cumprimento de pena (semi-aberto ou aberto). É exigido ainda o cumprimento de, no mínimo, 2/5 do total da pena aplicada se o apenado for primário; e de 3/5, se reincidente.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI216921,11049-Sancionada+lei+que+tipifica+crime+de+feminicidi...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações787
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionada-lei-que-tipifica-crime-de-feminicidio/172341429

Informações relacionadas

Elton Luiz Tibes da Silva Junior, Advogado
Notíciashá 3 anos

Crime de feminicídio aumenta na pandemia

Lucas Cotta de Ramos, Advogado
Artigosano passado

Entenda mais sobre o crime de feminicídio e suas peculiaridades

Benigno Núñez Novo, Advogado
Artigoshá 8 meses

A legítima defesa da honra não é permitida em crime de feminicídio

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Absurdo! Seria muito mais inteligente, igualitário e proveitoso aumentar significativamente a pena mínima por homicídio, do que fabricar leis que segregam homens e mulheres. A mulher já se vê bem protegida pela Lei Maria da Penha, aliás algumas até a usam para fins "maquiavélicos" de vingança contra o homem (qualquer escrivão de polícia sabe disso). Outras, fomentam a Indústria da Pensão Alimentícia, haja vista prisão civil (pai desempregado e preso paga alimentos, como?). Não ouço clamores de igualdade quando o assunto é aposentadoria. No mais, o artigo da Constituição Federal manda lembranças continuar lendo