Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Sindicato das domésticas terá eleição de nova diretoria

há 9 anos

Votação será no dia 27 de abril. Processo eleitoral é intermediado pelo MPT, STDS e SMTE

Curitiba –O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) promovem, no dia 27 de abril, as eleições para a composição da nova diretoria e conselho fiscal do Sindicato das Domésticas (Sindidom). Na data, em que é comemorado o Dia da Empregada Doméstica, todos os trabalhadores de Curitiba e Região Metropolitana que comprovarem exercer a atividade por meio de carteira de trabalho assinada ou comprovante de recolhimento previdenciário poderão votar.

As candidaturas são para os cargos de presidente, secretário (a) geral, tesoureiro (a) e três integrantes do Conselho Fiscal. As inscrições de chapas aconteceram até o dia 27 de março. “Há apenas uma chapa inscrita. No entanto, as eleições não são menos importantes por isso. É fundamental que as trabalhadoras domésticas comecem a se engajar e participar das questões sindicais, e isso passa inicialmente pelo voto. Dessa forma, esperamos e trabalharemos para que não haja mais casos de fraude no Sindidom”, explica a procuradora do Trabalho Cristiane Sbalqueiro Lopes. “Consideramos essa eleição um momento de refundação do sindicato, uma vez que até o momento toda a administração foi fraudulenta”, afirma.

As eleições ocorrem das 8h às 20h, na Rua da Cidadania Matriz da Praça Rui Barbosa, entrada pela Rua André de Barros. A votação será acompanhada pelas Secretarias Estadual e Municipal do Trabalho, Centrais Sindicais, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR). Sindicato era comandado por laranjas

Uma investigação coordenada pela procuradora do Trabalho Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes apontou para corrupção e atos antissindicais praticados pelo presidente e por testas de ferro que trabalhavam no sindicato, como cobranças de taxas indevidas e de apropriação indébita da verba. Além disso, o presidente do Sindicato dos Empregadores Domésticos do Paraná (Sedep) era quem administrava o Sindicato laboral, por meio de laranjas que trabalhavam em sua empresa no ramo do comércio.

Uma ação foi ajuizada pelo MPT-PR em 2012. No entanto, o processo está suspenso desde o final de agosto de 2014, para a promoção das eleições e restituição do Sindicato, e deve ser retomado quando o novo sindicato for estabelecido.


Fonte: http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações85
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindicato-das-domesticas-tera-eleicao-de-nova-diretoria/179793080

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)