Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Executiva tem direito a diferenças salariais devidas a partir de treinamento para promoção

há 9 anos

A TNT Mercúrio Cargas e Encomendas Expressas S/A foi condenada a pagar as diferenças salariais devidas a uma executiva de vendas com a realização de um treinamento para promoção de cargo. As parcelas a serem pagas pela empresa correspondem ao período de 2 de novembro de 2013 a 31 de março de 2014. De acordo com a decisão da juíza Angélica Gomes Rezende – que atua na 17ª Vara do Trabalho de Brasília, os valores devem incidir também sobre férias, 13º salário, FGTS e multa de 40%, bem como sobre as verbas rescisórias.

Conforme informações dos autos, a empregada se submeteu a um treinamento em Sorocaba (SP) e em Goiânia (GO) para exercer o cargo de executiva de vendas. Os cursos ocorreram, respectivamente, nos períodos de 20 de julho a 25 de outubro de 2013 e de 30 de outubro a 1º de novembro de 2013. A promessa da empresa era de que ao final do treinamento, a trabalhadora teria o salário reajustado em razão do cargo de executiva de vendas, mas essa alteração só ocorreu em abril de 2014.

Em sua defesa, a TNT Mercúrio Cargas e Encomendas Expressas alegou que o treinamento havia durado até fevereiro de 2014 e, por isso, o efetivo exercício da nova função de executiva de vendas teria se dado apenas partir de março daquele ano. Com isso, a diferença salarial correspondente ao mês de março somente foi paga em abril. De acordo com o depoimento de testemunhas do caso, nessas situações, a promoção é efetivada logo após o término do treinamento e, mesmo durante o curso, não há diferença nas atribuições e tarefas de empregados em treinamento e candidatos à promoção.

“Do cotejo da prova oral produzida, esta magistrada entende que durante todo o treinamento o candidato já exercia as funções de executivo de vendas, inclusive sendo supervisionado quanto ao atingimento de metas durante o período. (...) Neste passo, as diferenças salariais seriam devidas desde o início do treinamento”, constatou a juíza em sua sentença.

(Por Bianca Nascimento)

Processo nº 0001401-91.2014.5.10.017


Fonte: http://www.trt10.jus.br/?mod=ponte.php&ori=ini&pag=noticia&path=ascom/index.php&pont...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações335
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/executiva-tem-direito-a-diferencas-salariais-devidas-a-partir-de-treinamento-para-promocao/182556736

Informações relacionadas

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT-2: XXXXX-38.2020.5.02.0264 SP

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)