Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Advogado pede ao CNJ que previsão de férias no novo CPC tenha efeito imediato

há 9 anos

Segundo causídico, CF determina que normas definidoras de direitos fundamentais tenham aplicação imediata.

O advogado Ricardo Sayeg, do escritório Hasson Sayeg e Novaes Advogados, apresentou reclamação ao CNJ pedindo que "sejam imediatamente respeitados pelo Poder Judiciário os direitos sociais fundamentais" ao descanso semanal e às férias anuais da advocacia, sem esperar a vacatio legis do novo CPC.

Previstos nos arts. 219 e 220 do novel compêndio, estes direitos, segundo o causídico, têm vigência imediata. "De acordo com o § 1º, art. da CF, as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata."

"A advocacia nunca gozou realmente destes direitos sociais fundamentais pela falta de regulamentação legal. Ocorre que, o texto do novo Código de Processo Civil regulamentou, expressamente, tais direitos."

Os argumentos para aplicação imediata da norma, segundo Sayeg, encontram sustentação na orientação do ministro Gilmar Mendes, ao discutir o citado dispositivo:

"O texto se refere aos direitos e garantias fundamentais em geral, não se restringindo apenas aos direitos individuais (...) o princípio em tela valeria como indicador de aplicabilidade imediata da norma constitucional, devendo-se presumir a sua perfeição, quando possível."

Confira a íntegra do documento.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI221220,11049-Advogado+pede+ao+CNJ+que+previsao+de+ferias+no+...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações59
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-pede-ao-cnj-que-previsao-de-ferias-no-novo-cpc-tenha-efeito-imediato/192952134

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)