Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

TAC propicia a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Acordo prevê a contratação de 19 aprendizes, incluindo profissionais indicados pela Apae do município de São Mateus

há 9 anos

São Mateus (ES) – A empresa Emflora (Empreendimento Florestais Ltda) terá que manter, durante dois anos, a contratação de 19 aprendizes, incluindo oito pessoas com deficiência, indicados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Mateus (ES). Os trabalhadores terão carteira de trabalho assinada e participarão de cursos de aprendizagem. Esse acordo foi firmado por meio de um termo de ajuste de conduta (TAC) entre a Emflora e o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES).

Desde a assinatura do ajuste, no ano de 2001, verificou-se a existência de uma grande dificuldade de contratação de pessoas com deficiência para cumprir a cota legal, principalmente as que possuem algum tipo de deficiência mental.

Os aprendizes terão contratos de trabalho com duração de 1 ano e com a carga horária de mil horas. O curso de aprendizagem será ministrado por intermédio de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o Projeto Araçá, uma organização não governamental direcionada a crianças e adolescentes.

Segundo o procurador do Trabalho responsável pelo caso, Vitor Borges da Silva, esse acontecimento é algo inédito no município de São Mateus. “Essas pessoas com deficiência sempre almejaram a inserção no mercado de trabalho, porém tinham o acesso obstaculizado por barreiras sociais e psicológicas. As famílias e os alunos não conseguiram esconder o orgulho e a felicidade pela oportunidade que lhes foi dada”, comentou o procurador do MPT-ES.

Obrigações – Ao término do prazo do contrato de 1 ano, a empresa Emflora se comprometeu a promover a renovação dos contratos, ou, alternativamente, a contratação de novos aprendizes, preservando um número proporcional ao efetivo e aos contratados, garantindo-se a contratação de pessoas com deficiência. A partir de janeiro de 2016, a empresa também se compromete a iniciar a elaboração do projeto visando à cessão de uma base teste para reabilitandos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Fonte: http://portal.mpt.mp.br/wps/portal/portal_mpt/mpt/sala-imprensa/mpt-noticias/881777d0-fb94-467e-a5fe...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações232
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tac-propicia-a-entrada-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho/205389889

Informações relacionadas

TAC propicia a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)