Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TRT 10ª Região: Juiz Antonio Umberto fala sobre o tardio ingresso do trabalho doméstico na CLT

há 9 anos

A CLT invadida (ou domesticando a exclusão). O tardio ingresso do trabalho doméstico na CLT é o tema do artigo do juiz Antonio Umberto de Souza Junior, titular da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, publicado na Revista do TRT-10ª Região.

Em abordagem simples e didática, o magistrado e professor faz um breve histórico do trabalho doméstico no Brasil, relembra a primeira lei nacional que regulou a atividade em 1941, o retrocesso da CLT nesse campo e as lacunas até hoje existentes na legislação da categoria.

Abaixo, um pequeno trecho do artigo.

1. Primeiras palavras

O Direito, por vezes, trai a sua vocação para a estabilidade, geradora de segurança e sossego social. Seja pela obra coletiva da jurisprudência, seja pela obra coletiva dos parlamentos, em certas ocasiões emerge a necessidade de ajustar estruturas, atualizar institutos ou revolucionar concepções.

No caso do trabalho doméstico, a história tem revelado uma gradual fuga do passado, ligado à escravidão e à pobreza (não só econômica, mas também de proteção jurídica), que culminou com a promulgação da Emenda Constitucional nº 72, em abril de 2013. Afinal, de um regime consolidado excludente de qualquer tutela legal laboral a favor dos empregados domésticos (CLT, art. , a) passamos a um novo regime em que quase todos os direitos sociais fundamentais dos empregados urbanos e rurais (aqui a locução “empregados urbanos e rurais” coloca-se, nos moldes do caput do art. 7º, como categoria paralela à dos empregados domésticos, ainda que possam estes atuar em zonas urbanas ou rurais) foram, paulatinamente, pela via legal e pela via constitucional, estendidos aos trabalhadores residenciais.

Ante o cenário de mutação do regime de proteção do trabalho doméstico, cumpre indagar se persiste válida, com o vigor que a retórica do texto insinua, a regra introdutória da CLT que dela expulsou, dentre outras categorias, os trabalhadores domésticos.

Revista do TRT10

Artigo


Fonte: http://www.trt10.jus.br/?mod=ponte.php&ori=ini&pag=noticia&path=ascom/index.php&pont...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações146
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-10-regiao-juiz-antonio-umberto-fala-sobre-o-tardio-ingresso-do-trabalho-domestico-na-clt/214049896

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)