Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Anamatra apresenta ADPF sobre a competência da Justiça Laboral para autorização do trabalho de menores

há 9 anos

Anamatra apresenta ADPF sobre a competncia da Justia Laboral para autorizao do trabalho de menores

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em ADPF (361), solicita ao Supremo Tribunal Federal (STF) definição quanto à competência da Justiça do Trabalho ou da Justiça Comum Estadual a respeito de autorização para o trabalho de menores.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 361 foi ajuizada com pedido de medida cautelar.

São contestados o parágrafo 2º, do artigo 405, e caput do artigo 406, ambos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assim como, o artigo 149, inciso II, da Lei nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Associação esclarece que os referidos dispositivos não foram recepcionados pela Emenda Constitucional nº 45/2004, que atribuiu à Justiça do Trabalho competência para toda e qualquer ação sobre relação de trabalho.

Defende que o cabimento da ADPF é necessário por tratar-se de inconstitucionalidade de norma legal que não foi recepcionada pelo texto constitucional de 1988.

Requer, outrossim, a concessão da liminar para a suspensão dos dispositivos questionados e, no mérito, que seja proclamado que a autorização de trabalho ou participação de eventos (com natureza de relação de trabalho) de menores de idade deve ser submetida à Justiça do Trabalho e não à Justiça Comum Estadual.

O Ministro Gilmar Mendes é o relator da ADPF 361.

Para acompanhar a ADPF, acesse aqui.


Autor e Editor: Renata Zulma

Publicado Por Os Trabalhistas

Disponível em: http://www.ostrabalhistas.com.br/2015/08/anamatra-apresenta-adpf-sobre.html

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações351
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anamatra-apresenta-adpf-sobre-a-competencia-da-justica-laboral-para-autorizacao-do-trabalho-de-menores/225621944

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)