Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Supremo reafirma entendimento sobre competência da Justiça Especializada

há 8 anos

Em conflito negativo de competência no qual, tanto a justiça comum, quanto a especializada, declinaram de suas respectivas competências, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou entendimento sobre a competência da Justiça do Trabalho para processar e julgar demandas visando obter prestações de natureza trabalhista, ajuizadas por servidores que ingressaram nos quadros da Administração Pública, antes da Constituição de 1988, pelo regime celetista.

Assim, o Plenário do STF, no julgamento do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 906491, com repercussão geral reconhecida, consignou que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal se firmou no sentido de que compete à Justiça Comum processar e julgar as causas instauradas entre Poder Público e servidor a ele vinculado por relação de ordem jurídico administrativa.

No entanto, ressaltou que o caso analisado referia-se à servidor regido pela CLT, contratado sem concurso público, antes da promulgação da Constituição Federal.

Por último, afastou-se (na demanda analisada) a aplicação do entendimento anteriormente exarado na ADI3395 (janeiro/2005), que suspendeu qualquer interpretação do artigo 114, inciso I, da Constituição Federal que conduza ao reconhecimento da competência da Justiça do Trabalho para o processamento de causas entre o Poder Público e seus servidores estatutários.

Fonte:www.stf.jus.br


AUTOR & EDITOR: Renata Zulma

Publicado Por: Os Trabalhistas

Disponível em: http://www.ostrabalhistas.com.br/2015/12/supremo-reafirma-entendimento-sobre.html

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-reafirma-entendimento-sobre-competencia-da-justica-especializada/273487981

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)