Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

STF retoma julgamento sobre cálculo da Cofins

RExt discute se ICMS compõe a base de cálculo da Cofins

há 10 anos

O plenário do STF retomou nesta quarta-feira, 8, o julgamento do RExt 240.785, em que se discute a inclusão ou não do ICMS na base de cálculo da Cofins. O recurso extraordinário já tem 6 x 1 votos pelo seu provimento em favor dos contribuintes.

No inicio da sessão, o ministro Marco Aurélio, informou que indeferiu pedido da Fazenda Nacional para adiar o julgamento. No pedido apresentado na última segunda-feira, 6, a PGFN requereu que o recurso fosse julgado em conjunto com a ADC 18 - que obstacularizou a conclusão do recurso extraordinário entre 2008 e 2010 - e com o RExt 574.706.

De acordo com a PGFN, a continuidade do julgamento poderia “dar ao final entendimento equivocado devido à alteração substancial da Corte”. Isso porque o recurso chegou ao Tribunal em 1999 e alguns ministros já foram substituídos.

Ao indeferir o pedido o relator indagou: "até quando teremos incidentes que resultam no tumulto da marcha processual?". Reiterando ainda que “urge, sob pena de um desgaste para o Supremo, ultimar a entrega da prestação jurisdicional".

Acompanhando Marco Aurélio, o ministro Lewandowski, mandou prosseguir o julgamento, ressaltando que se trata de recurso sem repercussão geral, portanto, sem efeito erga omnes.

Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI209087,101048-STF+retoma+julgamento+sobre+calculo+da+Cofins

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações168
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-retoma-julgamento-sobre-calculo-da-cofins/144380932

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)