Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Por hegemonia, PT retoma a pressão pelo controle da imprensa

há 9 anos

Por Gabriel Castro, de Brasília- Veja

Texto aprovado nesta segunda-feira, em reunião da Executiva do partido ataca a "direita" e acusa oposição de ser preconceituosa.

Por hegemonia PT retoma a presso pelo controle da imprensa

A imprensa ideal do PT: sob o comando do partido (Arte VEJA/VEJA)

A Executiva Nacional do PT reuniu-se nesta segunda-feira pela primeira vez após a reeleição da presidente Dilma Rousseff – e deixou claro que o partido não encampou a promessa de “diálogo” feita pela petista no discurso depois de constatada sua vitória nas urnas. Resolução aprovada durante a reunião retoma a pressão por uma antiga obsessão do PT: o controle da imprensa. O texto afirma ser "urgente" a construção da "hegemonia", e que por isso é preciso realizar a reforma política e o que o partido chama de "regulação" dos meios de comunicação, termo utilizado pelos petistas para mascarar uma intenção bastante clara: controlar o que é veiculado pela imprensa no país.

O tom da resolução é de combate àqueles que o PT encara como inimigos a serem calados. "É urgente construir hegemonia na sociedade, promover reformas estruturais, com destaque para a reforma política e a democratização da mídia", diz um trecho do documento. O apelo é reforçado mais de uma vez.

Depois de serem surpreendidos pelos protestos de 2013 e pelo fim do monopólio petista nas manifestações de rua, os comandantes do partido também pedem um diálogo maior com diferentes grupos: no documento aprovado nesta segunda-feira, eles afirmam que é preciso "compor uma ampla frente onde movimentos sociais, partidos e setores de partidos, intelectuais, juventudes, sindicalistas" possam “debater e articular ações comuns".

Depois de uma campanha eleitoral marcada pela agressividade de que o partido da presidente fez uso para não deixar o poder, outro trecho da resolução acusa a campanha tucana dos crimes mais graves que a Executiva conseguiu listar:"A oposição, encabeçada por Aécio Neves, além de representar o retrocesso neoliberal, incorreu nas piores práticas políticas: o machismo, o racismo, o preconceito, o ódio, a intolerância, a nostalgia da ditadura militar". A resolução reforça a narrativa construída com eficiência incomparável pela máquina petista nestas eleições, segundo a qual o tucano desrespeita as mulheres e foi agressivo com a chefe da nação.

Mesmo quando parece fazer uma autocrítica, a resolução descamba para os clichês típicos do partido. O texto afirma, por exemplo, que a eleição de 2014 foi a" mais difícil já disputada "pelo PT. Mas, na frase seguinte, em vez de reconhecer os desvios na Petrobras, culpa o" vendaval de acusações ". O texto, de oito páginas, afirma que os petistas precisam ser mais proativos na resposta às acusações de corrupção. Culpando o inimigo de sempre, o partido pede atenção porque" setores da direita vão continuar premiando delatores ".


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/por-hegemonia-pt-retoma-pressao-pelo-controle-da-imprensa

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações952
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-hegemonia-pt-retoma-a-pressao-pelo-controle-da-imprensa/149210309

91 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O PT com sua obsessão pelo poder é ridículo, e o pior é que estamos correndo grande risco se transformar num país sem perspectivas! continuar lendo

E quais as perspectivas que temos atualmente?

O que temos por enquanto, é o receio de não nos tornarmos uma Venezuela, pois o resto do país está aos pedaços. Saúde, economia, educação, segurança, moral e ética? Estão todos no pior momento que tenho notícia, enquanto que a corrupção nunca esteve tão em alta... continuar lendo

Tucano em SP não tem obsessão pelo poder? Qyuem inventou a sua própria reeleição? Foi o PT ou o PSDB? Esclareço: foi FHC / PSDB, mas aí pode!
É a prática da direita latinoamericana: democracia só é bom quando eu (direita) ganha!
Por fim: essa declaração do Gilmar Mendes é de um golpismo exemplar! Mudar a regra no meio do jogo só porque o resultado não me agrada isso é golpismo!!! continuar lendo

Transformar ainda? Acho que já foi..... continuar lendo

Mas que direita cara?

Que papinho petista é esse de que PSDB é direita?

Mas que loucura. continuar lendo

meu caro , O PSDB é muito pior, lembra do engavetador geral que vc sabera porque o PSDB é pior pois ate manipulou o MPF para evitar as investigacoes da privatizacoes, ACORDA ZÉE, ACORDA BRASIL. continuar lendo

"Na primeira noite / eles se aproximam/ e colhem uma flor/ de nosso jardim/ e não dizemos nada./ Na segunda noite/ já não se escondem;/ pisam as flores/ matam nosso câo/ e não dizemos nada./ Até que um dia/ o mais frágil deles/ entra sozinho em nossa casa. / Rouba-nos a lua e,/ conhecendo nosso medo,/ arranca-nos a voz da garganta./ E porque não dissemos nada/ sem voz, /já não podemos dizer mais nada." continuar lendo

Estamos no pior momento? Eita senso comum desenfreado!
Vamos pensar mais um pouquinho, não se fala em dívida externa, o país sai da linha da pobreza, o mensalão do PT é investigado e julgado pelos ministros colocados PELO PRÓPRIO PT, médicos cubanos tratando da saúde em locais carentes (onde pouquíssimos médicos brasileiros se deram ao trabalho de ir ajudar), Universidades mais lotadas do que nunca de jovens estudando, inclusive de regiões mais carentes, maior liberdade sexual, maior proteção e inserção da mulher na sociedade... Enfim, queria só saber onde foi parar a investigação da corrupção e da privatização do PSDB, que colocou empresas públicas nas mãos do pessoal do poder à preço de banana.
Recomendo a leitura do livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr, dá um breve relato disso tudo através de documentos recolhidos em juntas e cartórios. Só uma fagulhinha pra pensarem antes de passar senso comum impensado pra frente. continuar lendo

Estamos em um bom momento? É isso mesmo que estou lendo?

O país está em recessão, a inadimplência está em níveis exorbitantes graças a concessão de crédito desenfreada e sem análise das possibilidades financeiras de 90% dos beneficiados.

A saúde um caos, hospitais que mais parecem formigueiros, com pacientes terminais nos corredores, jogados ao chão, sem higiene e uma mínima profilaxia adequada.

Os crimes que só aumentam a cada dia, e com isso as leis que beneficiam bandidos.

O cidadão de bem foi impossibilitado de se defender, teve seu direito de defender suas propriedades e sua família com uma arma legalizada criminalizados, restrições absurdas que só o cidadão de bem se propõe a respeitar.

Uma corrupção sem freios. Nunca antes houveram tantas denúncias de escândalos bilionários com envolvimento de altos escalões do governo. Nunca antes houveram tantos desvios dos cofres públicos e superfaturamento de obras, licitações fraudulentas.
Está bom ou quer mais? Posso ficar o dia inteiro dizendo...

"Nunca antes houve tantas pessoas na universidade..."

A que preço? Ódio racial imposto devido a regras totalmente descriteriosas e segregacionistas, onde o fator determinante é a cor da pelé e a ideologia política. Não é à toa que hoje, 39% dos universitários são analfabetos funcionais!
Guerra de classes, guerra entre os gêneros, guerra entre o próprio povo compatriota.

Conseguiram a proeza de aumentar a taxa de analfabetismo depois de 15 anos!

"os juros mais baixos da história"

Acabou a eleição, e dias depois elevaram os juros, na cara de pau de sempre!

"ain privataria tucana ..."

A mesma privataria que vendeu a VALE que o PT tanto critica e criticou ao longo da sua infame história, e NA MAIOR HIPOCRISIA e CARA DE PAU, colocou em sua propaganda eleitoral um trem da VALE com a legenda "NUNCA ANTES SE PRODUZIU TANTO MINÉRIO".

A senhora deveria gostar que antigamente se pagasse o preço de um carro por uma linha telefônica.

E ainda na absolouta cara de pau vem falar que estamos indo bem?

A senhorita deve morar na propaganda do PT, aquela que na televisão mostra uma escola fluvial que possui televisão de plasma de 45", infraestrutura sueca e taxa de frequência de 100%.

Com certeza não é o mesmo país que eu vivo!

"ai que senso comum desenfreado..."

Sim, senso comum é dizer o que todos pensam da sua ideologia? Então que seja! Vai ver porque a maioria do país não quer o futuro que estamos caminhando! Ou estão 60 milhões de pessoas erradas e a senhora está correta?

Como gosta de indicar livros, leia também Assassinato de Reputações e Uma década perdida.

Mas adianto, a senhorita sentirá náuseas e dores agudas, porque a verdade lhe tortura, assim como tortura seu partideco corrupto! continuar lendo

Moço, eu tenho preguiça de sensacionalismo sem provas, preguiça de gente que vive na era medieval e não sabe perder uma eleição.
Corrupção SEMPRE houve, muito pior do que hoje em dia, meu caro, a diferença é que agora estão investigando. Só queria que tirassem de debaixo dos panos todo o esquema das Privatizações, todo o esquema do Ex-tesoureiro do FHC, mas é engraçado que disso ninguém fala, o país ter saído do FHC quebrado não é nem tratado, risos.
Meu querido, o mensalão do PT foi investigado e julgado por ministros que o próprio PT colocou lá, corrupção nunca foi tão "na cara" pq os demais jogavam pra debaixo do tapete e compravam sua inocência, vc tinha é que agradecer que essas coisas estão sendo investigadas e julgadas como se deve.
Mas termino por aqui, porque a minha fadiga de discutir com conservador é grande. continuar lendo

E só mais um adendo: "senso comum está associado ao conhecimento irrefletido", não há provas, não há dados, só blábláblá. Eu não sei onde cargas d'água você encontrou respaldo pra dizer que o analfabetismo aumentou, acho que se você ser uma olhadinha no IBGE, vai pensar melhor antes de passar informações sem dados certos. Mas só vou citar esse ponto, porque tenho que ir trabalhar e não dá tempo de ficar discutindo pelo restante, mas disso já temos o exemplo de como você avalia certas coisas. continuar lendo

A todos os PTebas que comentam abaixo: o PT teve 12 anos para investigar, dar seguimento aos processos e até prender os tucanos bandidos, mas não fez nada! Ou não havia nada para condenar e punir OU foram tão incompetentes que não conseguiram achar nada. Não adianta ficar aqui falando de SUPOSTOS crimes dos tucanos cometidos anos atras, se, com a faca e o queijo na mão, os PTebas não fizeram nada! continuar lendo

Prezado Smac, você disse que "o PT teve 12 anos para investigar, dar seguimento aos processos e até prender os tucanos bandidos, mas não fez nada!", sugiro que você procure informações de como isso funciona.
1- Chega a ser meio ridículo esse negócio de jogar no colo do PT a não investigação dos malfeitos do PSDB.
2- quem abre processos geralmente é o Ministério Público, cujo "chefe" é nomeado pelo presidente. O problema é que no tempo do FHC ele nomeou um amigo (Gilmar Mendes) que simplesmente não investigava nada, arquivava tudo, em outras palavras jogava para debaixo do tapete
3- Exemplo: quem abriu o processo do mensalão e levou para o Supremo foi um procurador indicado pelo Lula que respeitou a indicação dos procuradores. Portanto só tem duas situações: com o PT se investiga, com o PSDB se esconde. continuar lendo

Votaram 13 no segundo turno, agora aguentem!

Preferiram ganhar setenta reais mensais do que ver escorrer a água benta da testa durante vinte dias, o resultado só poderia ser esse. E tem muito mais ainda para piorar!

Vamos aguardar quando a recessão não for somente "técnica"...

tsc tsc tsc... continuar lendo

Querem calar a mídia... "Oh, não, meu deus, não calem a voz do povo".

A voz do povo se faz aqui na internet. Na mídia, a voz é de todo mundo, menos do povo.

Na mídia, a voz é do seu dono.

Na mídia, há alienação, e é isso que vimos em todos os meios de comunicação... alienação.

Estava ridículo o favoritismo partidário.

Querem eleições justas? Desliguem as suas tvs, parem de ler os jornais e escutar suas rádios, porque são todos produtos de uma briga política desleal, mesquinha e, sobretudo, ridícula, porque não se importam nem de "disfarçar"... pouco importa a eles informar as pessoas... o que querem mesmo é "enfiar" goela a baixo das pessoas o que se deva fazer, como se deva pensar, como se deve proceder, acreditar... quem odiar, como se deve amar, a quem se deve amar.

A mídia não é a minha voz. continuar lendo

Mesmo a Veja e Rede Globo fazendo campanha implicitamente para o candidato derrotado, as redes sociais deram uma verdadeira aula para aqueles que ficam passíveis diante da tv e da revista.

Prefiro a interactividade. E foi isso que fez a diferença nessas eleições.

Essa mídia passiva é uma ameaça à democracia. Fim da hegemonia nos meios de comunicação, já! continuar lendo

"A voz do povo se faz na internet ..."

A mesma internet que o PT censura todos os dias após aprovar o Marx Civil da Internet?

Me poupe. continuar lendo

Direitopatia à vista, continuar lendo

Se o PT censurasse a internet como você diz, não teríamos todas essas abobrinhas senso comum dos seus comentários por aqui, jovem. Pronto, falei. continuar lendo

Esse é o seu argumento?

Depois não venha reclamar quando lhe taxam de MAV igual fizeram em outra oportunidade. continuar lendo

Tu me vem com "Marx civil" da internet e eu que não tenho argumento. Tu me vem com PT e censura e eu que não tenho argumento.

Eu tenho, é o argumento que expus no comentário.
Se a gente vem com a mesma papagaiada, digo o mesmo de vocês... causam-me tédio.

Mudam o discurso aí, essa onda de PT e censura, Marx civil, "vai pra Cuba" tá começando a causar tédio... e aí a gente se limita... "lá vem a direitoparia"... Enquanto não apresentarem-me nada de novo, continuo tratando-lhes como direitopatas.

1º, eu citei no comentário o favoritismo dos meios de comunicação.
2º, você me vem "Oh o Marx civil".

Cara, precisa falar mais alguma coisa? Depois nós que não temos argumento.

A gente até tem, mas é que vocês são tão tediosos, sabe?!

Outra coisa, você não vai criticar a mídia oposicionista não!? Ou só quer isso dos "esquerdopatas", caro MAV!? continuar lendo

Matéria da Veja? Sério que você vai por isso aqui...? continuar lendo

Eu não leio Veja, mas gostaria de ter uma contra-partida desse artigo. continuar lendo

Engraçado que eu não vi o senhor contestar quando postaram matéria do Brasil 247=13 ou daquele espúrio que é o blog do sakamoto!

O senhor faz parte dos moralistas seletivos da esquerdalha atual? continuar lendo

O STF (Supremo Tribunal Federal) corre o risco de tornar-se uma "corte bolivariana" com a possibilidade de governos do PT terem nomeado 10 de seus 11 membros a partir de 2016.

A afirmação é do único personagem desta conta hipotética a não ter sido indicado pelos presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff: o ministro Gilmar Mendes, 58.

Indicado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2002, ele teme que, a exemplo do que ocorre na Venezuela, o STF perca o papel de contrapeso institucional e passe a "cumprir e chancelar" vontades do Executivo.

A expressão bolivarianismo serve para designar as políticas intervencionistas em todas as esferas públicas preconizadas por Hugo Chávez (1954-2013) na Venezuela e por aliados seus, como Cristina Kirchner, na Argentina.

"Não tenho bola de cristal, é importante que [o STF] não se converta numa corte bolivariana", disse. "Isto tem de ser avisado e denunciado."

Sobre a eleição, Mendes fez críticas a Lula ao comentar representação do PSDB contra o uso, na propaganda do PT, de um discurso do petista em Belo Horizonte com ataques ao tucano Aécio Neves.

Lula questionou o que o Aécio fazia quando Dilma lutava pela democracia e o associou ao consumo de álcool. Ao lembrar do caso, Mendes disse: "Diante de tal absurdo, será que o autor da frase também passaria no teste do bafômetro? Porque nós sabemos, toda Brasília sabe, eu convivi com o presidente Lula, de que não se trata de um abstêmio", afirmou.

Folha Durante a campanha, o PT acusou o senhor de ser muito partidário. Gilmar Mendes Não, de jeito nenhum. Eu chamei atenção do tribunal para abusos que estavam sendo cometidos de maneira sistemática e que era necessário o tribunal balizar. Caso, por exemplo, do discurso da presidente no Dia do Trabalho e propagandas de estatais com mensagem eleitoral. O resto, como sabem, sou bastante assertivo, às vezes até contundente, mas é minha forma de atuar. Acredito que animei um pouco as sessões.

Animou como? Chamei atenção para que a gente não tivesse ali uma paz de cemitério.

O que quer dizer com isto? Saí do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2006. Não tenho tempo de acompanhar, mas achei uma composição muito diferente daquilo com que estava acostumado. Um ambiente de certa acomodação. Talvez um conformismo. Está tudo já determinado, devemos fazer isso mesmo que o establishment quer.

Diria que o TSE estava tendendo a apoiar coisas do governo? Fundamentalmente chegava a isso. Cheguei a apontar problemas nesse sentido.

O PT criticou sua decisão de suspender direito de resposta contra a revista "Veja". A jurisprudência era não dar direito de resposta, especialmente contra a imprensa escrita. Quando nos assustamos, isso já estava se tornando quase normal. Uma coisa é televisão e rádio, concessões. Outra coisa é jornal ou revista. O TSE acabou ultrapassando essa jurisprudência e banalizou.

Quando diz que banalizou a interferência na imprensa, acredita que avançou sobre a liberdade de expressão? Quanto ao direito de resposta em relação a órgãos da imprensa escrita, certamente. Mas temos de compreender o fato de se ter que decidir num ambiente de certa pressa. E todo esse jogo de pressão. A campanha se tornou muito tensa. Talvez devamos pensar numa estrutura de Justiça Eleitoral mais forte, uma composição menos juvenil.

Qual sua avaliação da eleição? Tenho a impressão que se traça um projeto de campanha. Se alguns protagonistas não atuarem, inclusive como poder moderador, o projeto se completa. Eu estava na presidência do tribunal quando da campanha da presidente Dilma [de 2010]. O que ocorreu? Havia necessidade de torná-la conhecida. O presidente Lula, então, inaugurava tudo. Até buracos. Quando a Justiça começou a aplicar multas, ele até fez uma brincadeira: "Quem vai pagar minhas multas?" O crime compensava. Foi sendo feita propaganda antecipada, violando sistematicamente as regras. Agora havia também um projeto. Chamar redes para pronunciamentos oficiais, nos quais vamos fazer propaganda eleitoral. A mensagem do Dia do Trabalho tem na verdade uma menção ao 1º de maio. O resto é propaganda de geladeira, de projetos do governo.

O sr. não exagerou nas críticas ao ex-presidente Lula no julgamento de uma representação do PSDB, quando chegou a perguntar se ele teria feito o teste do bafômetro? O presidente Lula, no episódio de Belo Horizonte, faz uma série de considerações. Houve uma representação [do PSDB]. Ele chegou a perguntar onde estava o Aécio enquanto a presidente Dilma estava lutando pela democracia nos movimentos da luta armada. A representação lembrava que Aécio tinha 8 ou 10 anos. Ela trouxe elementos adicionais da matéria, de que teve um texto de uma psicóloga que dizia que ele [Aécio] usava drogas, que era megalomaníaco. E Lula falou também do teste do bafômetro. Diante de tal absurdo, [eu disse] "será que o autor da frase também passaria no teste do bafômetro?" Porque sabemos, toda Brasília sabe, eu convivi com o presidente Lula, de que não se trata de um abstêmio.

O PT criticou muito suas falas sobre o ex-presidente. Estávamos analisando só o caso. Em que ele reclamou de alguém que saiu do jardim de infância não ter atuado na defesa da presidente Dilma. Quem faz este tipo de pergunta ou quer causar um impacto enorme e contrafactual ou está com algum problema nas faculdades mentais.

Em dois anos o sr. será o único ministro do STF não indicado por um presidente petista. Muda alguma coisa na corte? Não tenho bola de cristal, é importante que não se converta numa corte bolivariana.

Como assim? Que perca o papel contramajoritário, que venha para cumprir e chancelar o que o governo quer.

Há mesmo este risco? Estou dizendo que isto tem de ser avisado e denunciado.

Há algum sinal disso? Já tivemos situações constrangedoras. Acabamos de vivenciar esta realidade triste deste caso do [Henrique] Pizzolato [a Justiça italiana negou sua extradição para cumprir pena no Brasil pela condenação no mensalão]. Muito provavelmente tem a ver com aquele outro caso vexaminoso que decidimos aqui, do [Cesare] Battisti [que o Brasil negou extraditar para Itália], em que houve clara interferência do governo.

No mensalão, um tribunal formado em sua maioria por indicados por petistas condenou a antiga cúpula do PT. Sim, mas depois tivemos uma mudança de julgamento, com aqueles embargos, e com a adaptação, aquele caso em que você diz que há uma organização criminosa que não pode ser chamada de quadrilha.

Ao falar de risco bolivariano, não teme ser acusado de adotar posições a favor do PSDB? Não, não tenho nem vinculação partidária. A mim me preocupa a instituição, não estou preocupado com a opinião que este ou aquele partido tenha sobre mim.

A aprovação da proposta que passa a aposentadoria compulsória de ministros do STF de 70 para 75 anos não reduz esse risco, já que menos ministros se aposentariam logo? Não tenho segurança sobre isto, é uma questão afeita ao Congresso. O importante é que haja critérios orientados por princípios republicanos.

O STF deve analisar outro caso de corrupção, na Petrobras. Como avalia esta questão? A única coisa que me preocupa, se de fato os elementos que estão aí são consistentes, é que enquanto estávamos julgando o mensalão já estava em pleno desenvolvimento algo semelhante, talvez até mais intenso e denso, isso que vocês estão chamando de Petrolão. É interessante, se de fato isso ocorreu, o tamanho da coragem, da ousadia. Folha de São Paulo continuar lendo

Prezado sr. William: o que nos assusta em geral, é que o PT não aceita qualquer tipo de crítica em duas posições e opiniões. Eles sempre estão certos. nunca erram. O escândalo do mensalão tirou milhões de reais que poderiam ser destinados para hospitais, escolas, e nada sabiam, e reclamaram de serem presos. Quantas pessoas poderiam ser salvas se tivessem a oportunidade de serem atendidas em hospitais? Isso não é uma forma de assassinato? continuar lendo

Sergio Angelotto Jr - Se o Senado for esperto, NÃO APROVA mais NENHUM candidato a juiz do STF indicado pelos PTebas, e exige uma lista com 10 a 20 propostos e ESCOLHE um! De preferencia o menos pior ou o que não foi comprado (comprar 20 é muito caro!). continuar lendo

Alguém aí está lembrado de quem indicou o Barbosão? Sim.... foi Lula, em 2003. E aquele se transformou no maior algoz do PT. continuar lendo

O Gilmar Mendes foi o FHC. O Barbosa não sei... Quem foi??? continuar lendo