Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Trabalho escravo é flagrado em plantação de batata

há 9 anos

Dez trabalhadores foram resgatados no sul do estado. Eles haviam sido aliciados no estados do MA, PR e RS

Florianópolis - O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai cobrar os direitos trabalhistas dos dez trabalhadores resgatados em condições análogas à de escravo em Criciúma, no sul de Santa Catarina. Eles foram aliciados do Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul para trabalhar em uma plantação de batata. Ao todo, 17 trabalhadores estavam no local. A fiscalização foi realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/SC) e o MPT recebeu o relatório da inspeção no dia 31 de outubro.

De acordo com a coordenadora de fiscalização do trabalho rural da SRTE/SC, Lilian Carlota Rezende, a casa onde os trabalhadores estavam não tinha as mínimas condições de higiene, o fogão a gás ficava no mesmo ambiente em que espumas eram utilizadas como cama e os alimentos eram guardados de forma inadequada. Além do trabalho sem carteira assinada, eles faziam a colheita das 7h às 19h, sem os equipamentos de segurança como o aparelho para a retirada do vegetal e chapéu. Também não havia banheiro ou locais para refeição.

O procurador Luciano Leivas, à frente do caso, adiantou que vai cobrar do empregador, além do registro nas carteiras de trabalho, o pagamento de todos os salários e verbas rescisórios e demais direitos trabalhistas a que os resgatados têm direito. O proprietário já foi notificado pela SRTE/SC. "Pelos atos infracionais, ele pode arcar com mais R$ 200 mil em multas”, informou.

Paraguaios – Na mesma operação, no dia 22 de outubro, paraguaios foram localizados em uma colheita de fumo no município de Sombrio. O dono da propriedade abrigava 22 paraguaios sem documentação no país para trabalhar no local. Em 2013, o mesmo empresário foi multado por estar com 20 trabalhadores paraguaios na mesma situação de ilegalidade. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego acionou a Polícia Federal para os procedimentos cabíveis de deportação.


Fonte: http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações282
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalho-escravo-e-flagrado-em-plantacao-de-batata/149210318

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)