Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

BB não pode exigir comprovante de não restrição de crédito para dar posse a escriturária

há 9 anos

Mera inscrição nos cadastros de inadimplentes não torna pessoa inapta para exercício do cargo público.

A 3ª turma do TJ/DF manteve decisão de 1º grau e excluiu exigência de declaração de inexistência de pendências nos órgãos de proteção ao crédito para tomar posse em cargo de escriturária no Banco do Brasil.

A autora, aprovada em concurso público, ajuizou MS com o intuito de obter seu direito de posse, sem ter que apresentar o documento que, segundo o edital, era condição para que pudesse exercer o cargo.

Em 1º grau, o juízo concedeu a segurança sob o argumento de que não há proporcionalidade nem razoabilidade em se exigir a declaração de inexistência de pendências nos órgãos de proteção ao crédito como condição de idoneidade moral.

"Em resumo, a mera inscrição nos cadastros de inadimplentes não significa que a pessoa esteja inapta para o exercício do cargo público, já que todos estão sujeitos a situações de dificuldade financeira no decorrer da vida."

O processo foi ao Tribunal em sede de reexame necessário, e os desembargadores decidiram, por unanimidade, manter a sentença.

Processo: 0027127-84.2013.807.0001


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI211434,101048-BB+nao+pode+exigir+comprovante+de+nao+restrica...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações218
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bb-nao-pode-exigir-comprovante-de-nao-restricao-de-credito-para-dar-posse-a-escrituraria/152150354

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)