Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Detran deve indenizar por demora na entrega de CNH renovada

há 9 anos

Motorista teria ficado aproximadamente oito meses sem o documento devido a um erro do departamento.

Em decisão monocrática, a desembargadora Elizabeth Maria da Silva, do TJ/GO, manteve condenação do Detran do Estado ao pagamento de indenização de R$ 4 mil por danos morais pela demora na entrega de uma CNH renovada. De acordo com os autos, o motorista ficou por aproximadamente oito meses sem o documento devido a um erro do departamento.

Em outubro de 2010, o autor requereu a renovação de sua CNH, entretanto, o documento somente lhe foi entregue em 9 de junho de 2011. Ele ajuizou ação de indenização por danos morais e materiais, sob alegação de que sofreu prejuízos materiais e abalos psicológicos, chegando a comparecer no órgão cerca de 20 vezes.

Segundo o órgão, a CNH foi emitida dentro do prazo legal, mas, após constatação de um erro em sua data de validade, o documento foi retido para alteração, o que provocou o atraso na devolução. O juízo de 1º grau, entretanto, julgou o pedido procedente.

Ao analisar recurso do Detran, a magistrada considerou que o fato ocasionou ao autor "diversos transtornos diários, dificultando sua locomoção pessoal e profissional". A desembargadora citou a lei 9.503/97, que institui o CTB, que exige, expressamente, o porte da CNH para quem estiver na direção do veículo, vedando a condução de automóvel com o documento vencido há mais de 30 dias.

Ela ressaltou que não há dúvidas de que o atraso injustificado em revalidar o documento de habilitação ocasionou abalos psicológicos, seja em razão da impossibilidade de utilizar seu veículo para se locomover ou pelas inúmeras vezes em que se dirigiu à autarquia para tentar solucionar o problema.

Processo: 209775-94.2012.8.09.0006

Confira a decisão.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI212306,91041-Detran+deve+indenizar+por+demora+na+entrega+de+...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4413
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/detran-deve-indenizar-por-demora-na-entrega-de-cnh-renovada/155754998

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Advogado
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia TJ-BA - Apelação: APL XXXXX-29.2020.8.05.0079 1ª V DE FAZENDA PÚBLICA DE EUNÁPOLIS

José Ricardo Adam, Advogado
Modeloshá 11 meses

Como Abrir um Processo Contra o Detran: Um Guia Passo a Passo Modelo de Petição ao Cidadão sem Advogado

Adam Advocacia Adam, Advogado
Artigoshá 11 meses

Como Entrar com uma Ação Contra o Detran no Juizado Especial da Fazenda Pública

José Ricardo Adam, Advogado
Artigoshá 11 meses

Como processar o Detran

Maria Fernanda Correa, Advogado
Modeloshá 8 anos

Ação de substituição de curatela com pedido de antecipação de tutela (NCPC)

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito boa decisão.

Estes órgãos são prepotentes e acham-se capazes de fazer o que dá na telha. Se toda desfeita ao consumidor fosse tratada desta forma o crime não compensaria, pois penso ser um crime contra a pessoa humana este trato dispensado pelo Detran.

Bom seria se os juízes fizessem valer o que está na lei não só neste caso, mas em todo ato praticado contra um ser humano de bem (aqui abstrato, mas sabe-se muito bem do que é falado), os juízes não cumprem a lei abaixo, do Código de Processo Penal.

Art 387 - O juiz, ao proferir a sentença condenatória:

IV - fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido;

Então não depende da vítima pedir indenização, mas obrigação do magistrado em fixá-la e tornar comum a aplicação para que o processado saiba antes de cometer o delito que irá pagar por seus atos criminalmente e em dinheiro. continuar lendo

Brilhante Doutora!

Muito bem aportado aqui, o tema de Indenizações.

Infelizmente no Brasil, segundo os "Ministros", parece que indenização é sinônimo de enriquecimento ilícito.

Claro está, que esta via tem um sentido único, o do, principalmente, Consumidor Final. Este sofre todo tipo de atos e ações que o poder do "dinheiro" consegue.

Os grandes conglomerados, tais como da telefonia, assinatura de TV a cabo, internet, bancos e demais poderosos, tripudiam sobre os consumidores.

Causas previamente "elaboradas" são postas em práticas. Pequenos valores que desestimulam as pessoas a procurarem os seus "direitos". Judicialmente Impossível.

É mais caro "brigar" do que "perder". Isso para um, mas se der a volta para a outra "banda" milhares e milhares de pequenos valores fazem fortunas.

Bem se diz que a justiça é cega. Nas lides, os juízes julgam a lide e não a extensão e repercussão de tantas e tantas ocorrências semelhantes acontecendo.

Os conglomerados "surrupiam", e como não faz parte da "lide" não é enriquecimento ilícito, apenas qualquer coisa, normalmente de pequena monta.

Sobre a indenização do artigo, será que é de um valor justo, e analisando:

"ocasionou abalos psicológicos, seja em razão da impossibilidade de utilizar seu veículo para se locomover ou pelas inúmeras vezes em que se dirigiu à autarquia para tentar solucionar o problema."

Que tal uma indenização que representasse o verdadeiro "acanhamento" causado na vida da pessoa.

Por estar no polo passivo o "Detran", creio seu uma "decision" da Desembargadora Elizabeth Maria da Silva, louvável. continuar lendo

A Sra Danielli Xavier é membro de quase todos os órgãos da OAB/MS,..Como você consegue trabalhar em vários órgãos ao mesmo tempo? Deve trabalhar muito!! continuar lendo