Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Trabalhador que pendurou capacete em local impróprio tem demissão revertida

há 9 anos

A Justiça do Trabalho anulou a demissão por justa causa aplicada a um cobrador de ônibus de Curitiba, demitido por guardar o capacete em lugar inapropriado. A decisão, da qual cabe recurso, é dos desembargadores da Terceira Turma do TRT-PR, confirmando o entendimento da juíza da 18ª Vara de Curitiba, Anelore Rothenberger Coelho.

O trabalhador foi contratado pela Autoviação Redentor Ltda em maio de 2009 e teve o contrato rescindido em julho de 2012, depois que fiscais da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) vistoriaram seu local de trabalho e constataram que o funcionário havia pendurado o capacete de motociclista em uma luminária da estação-tubo. A empresa de transporte informou no processo que foi notificada pelo incidente e que o fato, somado a outras infrações do empregado, motivou a demissão. Na versão dada pela autoviação, o trabalhador já havia recebido advertências e suspensões por não respeitar os horários de entrada e por faltar sem justificativa, demonstrando que foi observada a gradação da pena no caso da demissão do cobrador. A empresa, no entanto, não juntou aos autos nenhuma prova das afirmações.

“Com base na constatação de que a ré sequer comprovou documentalmente suas alegações, caindo por terra a tese da defesa de adoção da gradação da pena, conclui-se que se deve declarar a nulidade da dispensa por justa causa imputada pela reclamada, ante o rigor excessivo por parte da empregadora”, constou no texto da sentença.

Ao julgar o recurso da Autoviação Redentor, os desembargadores da Terceira Turma também entenderam que houve excesso na dispensa do cobrador. “Não se olvide que no Direito do Trabalho as sanções disciplinares têm finalidade corretiva e punitiva, por isso a gradação da penalidade é tão importante”, ressaltaram os julgadores, mantendo a decisão de primeira instância.

Processo de número 32433-2012-652-09-00-5.


Fonte: http://www.professorleonepereira.com.br/noticias/texto.php?item=12151

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações194
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-que-pendurou-capacete-em-local-improprio-tem-demissao-revertida/160060965

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)