Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Distribuidores da Herbalife que dividiam espaço comercial não têm vínculo empregatício

há 9 anos

TRT da 9ª região concluiu que não havia na relação requisitos como subordinação e onerosidade.

A 7ª turma do TRT da 9ª região negou o reconhecimento de vínculo empregatício entre um vendedor autônomo de produtos da empresa Herbalife com um distribuidor, com quem dividia o espaço comercial. O colegiado concluiu que não havia na relação requisitos como subordinação e onerosidade, mantendo o entendimento de 1º grau.

O vendedor ajuizou a ação alegando que ajudou no atendimento aos clientes e na limpeza do espaço comercial do colega por cerca de três meses. Ele pediu registro em carteira e o pagamento das verbas rescisórias decorrentes da suposta relação de emprego.

O proprietário admitiu a presença do colega no estabelecimento de novembro de 2013 a fevereiro de 2014, mas negou a contratação. Ele argumentou que distribuidores de produtos Herbalife não estão autorizados a contratar empregados, mas que podem aceitar a participação de novos distribuidores em atividades de sua unidade, como forma de prepará-los para o início de seus próprios negócios.

Trabalhador autônomo

Documentos juntados nos autos comprovaram o registro do colaborador como distribuidor da Herbalife. Segundo o relator, desembargador do Trabalho Ubirajara Carlos Mendes, uma testemunha declarou ainda que não existe subordinação no relacionamento entre distribuidores e garantiu que o autor da ação prestava serviços como forma de treinamento, podendo inclusive vender seus próprios produtos no local.

"A subordinação jurídica que, frise-se, é o elemento diferenciador central entre as figuras do trabalhador autônomo e do trabalhador com vínculo empregatício, não ficou cabalmente comprovada na hipótese. Não existem sequer indícios de que o réu desse ordens para o reclamante."

O magistrado ainda observou a ausência do requisito onerosidade, já que a remuneração que o colaborador alegou ter recebido do dono do espaço consistia em lucro obtido com a revenda de seus produtos.

Processo: 0000480-11.2014.5.09.0325

Confira a decisão.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI215610,11049-Distribuidores+da+Herbalife+que+dividiam+espaco...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações536
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/distribuidores-da-herbalife-que-dividiam-espaco-comercial-nao-tem-vinculo-empregaticio/167711624

Informações relacionadas

Petição - Ação Reconhecimento de Relação de Emprego

Alceu Henke, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Reclamatória Trabalhista, com Reconhecimento do Vínculo Empregatício

Justiça nega relação de emprego entre dois distribuidores de produtos Herbalife

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)