Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

AVON deverá reembolsar gerente de vendas que tinha que armazenar produtos em casa

há 9 anos

Uma ex-gerente da AVON Cosméticos Ltda, no município de Campo Mourão, deverá ser reembolsada dos gastos que teve para armazenar os produtos da empresa em casa e num depósito que ela mesma teve de alugar. Além disso, a Segunda Turma do TRT-PR determinou o ressarcimento das despesas da trabalhadora com celular, internet e telefone fixo, mantidos por exigência da empresa de cosméticos. Da decisão, cabe recurso.

A trabalhadora foi inicialmente contratada como promotora de vendas, em julho de 2005. Promovida a gerente de setor um ano depois, ela passou a receber em casa entregas periódicas de produtos da empresa. As caixas chegavam, em média, a cada vinte dias e ficavam armazenadas na residência da funcionária até os produtos serem distribuídos às revendedoras.

Ao sair da AVON, em 2011, a gerente recorreu à Justiça do Trabalho alegando que o espaço para armazenamento era exigência da empresa e que isso lhe causou prejuízo, já que não dispunha de estrutura física suficiente para estocar os produtos em casa e foi obrigada a alugar outro local.

A funcionária pediu, ainda, o ressarcimento dos valores gastos com a manutenção de uma linha telefônica fixa, uma linha de celular e um plano de internet, que precisava manter por exigência da empresa.

Os desembargadores da Segunda Turma deram razão à trabalhadora, entendendo que, ao repassar para a funcionária as despesas com ferramentas e estrutura de trabalho para atingir seu objetivo econômico, a empresa transferiu para a empregada o ônus do empreendimento, contrariando o disposto no art. da CLT.

"Imperioso, portanto, o integral ressarcimento à trabalhadora das despesas necessárias ao atendimento das vendas dos produtos da reclamada, no sistema home office, sob pena de manifesto enriquecimento sem causa por parte da empresa", afirmou o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, relator do acórdão.

Os magistrados confirmaram o entendimento do juiz da 6ª Vara de Londrina, Reginaldo Melhado, e condenaram a AVON Cosméticos Ltda a indenizar a trabalhadora pelos gastos com a estrutura mantida a serviço da empresa, no valor de R$ 600,00 por mês de trabalho no período em que exerceu a função de gerente de vendas. A AVON deverá ainda ressarcir a funcionária pelas despesas que teve com celular, internet e telefone fixo, desde a admissão.

Para acessar o conteúdo completo da decisão proferida no

Processo 06994-2012-673-09-00-0, clique AQUI.


Fonte: http://www.trt9.jus.br/internet_base/noticia_crudman.do?evento=Editar&chPlc=4676895

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações458
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/avon-devera-reembolsar-gerente-de-vendas-que-tinha-que-armazenar-produtos-em-casa/184261731

Informações relacionadas

Turma reduz indenização a trabalhadora por despesa com armazenamento de material da Avon

Priscila Soares De Barros, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo - Petição de Justificativa.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)