Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Justiça proíbe sindicato de exigir filiação a trabalhadores

há 9 anos

Entidade foi processada por se recusar a representar trabalhadora em reclamação contra a Caixa Econômica e a Contec

Ribeirão Preto (SP) – O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Franca e Região está proibido de exigir filiação para representar trabalhadores. A medida é resultado de liminar concedida pelo juiz Adriel Pontes de Oliveira, da 1ª Vara do Trabalho de Franca (SP) ao Ministério Público do Trabalho (MPT). A entidade foi processada após se recusar a assinar termo de ajuste de conduta (TAC).

O MPT começou a investigar o sindicato após uma trabalhadora denunciar que a entidade se recusava a representá-la em uma reclamação contra a Caixa Econômica Federal. Segundo ela, o banco e a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec) haviam firmado acordo coletivo para instalação de Comissão de Conciliação Prévia sobre as verbas indenizatórias de auxílio-alimentação pagas aos ex-empregados aposentados.

Embora houvesse aderido ao acordo, o sindicato se negou a representar a trabalhadora com o argumento de que ela não era associada à entidade e que, mesmo que se associasse, deveria aguardar um ano para ser atendida. Outras denúncias com o mesmo teor também foram feitas ao MPT.

“Ao exigir a filiação, e almejar angariar com isto novas receitas, o sindicato violou a norma constitucional que garante a liberdade sindical. Fora isso, o ordenamento jurídico brasileiro concentra nessa entidade a função de representação, ou seja, ela possui legitimação para representar não só seus associados, mas todos os integrantes da categoria”, afirma procuradora Cinthia Passari von Ammon, à frente do caso.

A decisão também impede o sindicato de discriminar bancários não associados. Em caso de descumprimento, Será cobrada multa de R$ 10 mil por trabalhador atingido.Pedidos – Na ação, o MPT pede ainda que a condenação do sindicato em R$ 100 mil por dano moral coletivo e a obrigação dele ter de expedir comunicado a todas as agências bancárias existentes dentro da sua base territorial sobre a proibição de exigir filiação a trabalhadores.

Processo nº 0011183-56.2015.5.15.0015


Fonte: http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/comunicacao/noticias/conteudo_noticia/!ut/p/c5/04_...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações190
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-proibe-sindicato-de-exigir-filiacao-a-trabalhadores/193162744

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)