Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Atividade Insalubre: MTE define novas regras

há 9 anos

Análise da prorrogação da jornada de trabalho inclui novos parâmetros

Brasília, 01/06/2015 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou, nesta sexta-feira (29), a Portaria nº 702, que determina os pré-requisitos necessários para ampliar a jornada de trabalho em atividades insalubres e define quais informações devem constar das solicitações. A análise vai considerar os possíveis impactos na saúde dos trabalhadores e a quantidade de acidentes ou doenças de trabalho das empresas envolvidas. Empregadores com números elevados terão seus pedidos indeferidos.

Os pedidos deverão apresentar a identificação do empregador e do estabelecimento, incluindo a razão social, CNPJ, endereço, CNAE e número de empregados. Também será preciso indicar as funções, setores e turnos que necessitam de prorrogação e o número de empregados alcançados pela medida, além de descrever a jornada de trabalho ordinária.

Será exigida, ainda, a relação dos agentes insalubres, com a identificação da fonte, nível ou concentração e descrição de medidas de controle.

O deferimento dos pedidos está condicionado à inexistência de infrações relacionadas às normas regulamentadoras, à adoção de pausas durante o trabalho, ao rigoroso cumprimento dos intervalos previstos na legislação, além de contar com a anuência da representação da categoria profissional por meio de acordo ou convenção coletiva.

As análises serão efetuadas por meio de documentos, consulta aos sistemas de informação da inspeção do trabalho e visitas complementares ao estabelecimento empregador.


Portaria na Integra:http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080814DB129A5014DB98F83FC53F6/Portaria%20MTE%20n.%C2%BA%20702...


Fonte: http://portal.mte.gov.br/imprensa/atividade-insalubre-mte-define-novas-regras.htm

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações196
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atividade-insalubre-mte-define-novas-regras/196201861

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

gostaria de saber se temos direito a insalubridade pois somos agentes de saúde trabalhamos 40 horas semanais estamos em contado todo tempo com pacientes com qualquer tipo de doenças contagiosas tuberculose ,ranseniase etc e o prefeito de nossa cidade cortou nosso insalubridade dizendo que não temos direito de receber continuar lendo