Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Loja de material de construção é condenada por venda irregular de amianto

Empresa descumpria padrões de segurança exigidos pela legislação para a comercialização de telhas fabricadas com o mineral

há 9 anos

Lebon Régis (SC) – A Justiça do Trabalho condenou a Dal Mas & Amaral Ltda., empresa privada que atua na área de materiais de construção, instalada no município de Lebon Régis (SC), a adequar a venda de telhas de amianto aos padrões de segurança exigidos pela legislação. A sentença é resultado de processo movido pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC). A substância é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como cancerígena. Ainda cabe recurso da decisão.

A ação civil pública foi ajuizada pela Procuradora do Trabalho Bruna Bonfante após audiência onde a empresa, apesar de confirmar que trabalha com o amianto, se negou a firmar termo de ajuste de conduta (TAC) para tomar as medidas necessárias de proteção aos empregados expostos ao produto, sob a alegação de que as regras valem apenas para os estabelecimentos que industrializam o material.

Entre as obrigações impostas pela decisão à empresa está encaminhar anualmente ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao sindicato profissional uma listagem de empregados expostos e ex-expostos ao asbesto/amianto, com avaliação médica e diagnóstico de radiografias de tórax para identificar pneumoconioses, realizar exames médicos de controle dos trabalhadores durante 30 anos.

A Dal também deverá fornecer gratuitamente Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados ao risco, tais como proteção respiratória e roupas específicas para o manuseio do produto. Deve ainda controlar a emissão de poeira do amianto no estabelecimento e eliminar os resíduos, que contém asbesto, sem gerar risco à saúde dos trabalhadores e da população em geral.

Processo nº 0000505-92.2014.5.12.0049


Fonte: http://portal.mpt.mp.br/wps/portal/portal_mpt/mpt/sala-imprensa/mpt-noticias/9d6dc589-64df-4e8f-9a85...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações248
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/loja-de-material-de-construcao-e-condenada-por-venda-irregular-de-amianto/208429496

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)